Uma Nova Era para a Contabilidade dos Clubes Desportivos

images (2)* Nelson Rogério do Nascimento

 

Tramita no Congresso Nacional o Projeto de Lei (PL 5.082/2016) e que será encaminhado ao Senado, cuja ideia é transformar os clubes desportivos em Sociedade Anônima do Futebol (SAF), com capital dividido em ações, que podem ser negociadas nas Bolsas de Valores, e poderá atrair novos investidores conferindo um caráter de gestão profissional, com regras de governança corporativa e transparência das informações aos acionistas, tendo como subsídio complementar a Lei º 6404/1976.

Caso se transforme em Lei, esse Projeto requererá que as SAFs elaborem e divulguem seus Relatórios Contábil-Financeiros com informações qualitativas fundamentais que permitam aos usuários externos a tomada de decisão, o que exigirá dos profissionais da Contabilidade melhor preparação para atender tais exigências.

Hoje, as Demonstrações Contábeis dos clubes desportivos devem ser baseadas na NBC ITG 2003 – Entidade Desportiva (R1), porém o que se percebe é a adoção de tratamentos distintos adotados em relação aos ativos intangíveis, contabilização dos contratos de transmissão e do reconhecimento de receitas. Nesse sentido, o Conselho Federal de Contabilidade editou uma Orientação Técnica Geral (OTG) sobre a Norma que servirá para os clubes elaborarem suas Demonstrações Contábeis de 2019.

Com o objetivo de preparar os profissionais da Contabilidade dos clubes desportivos para essa nova era, a partir de um novo ambiente que o Projeto de Lei irá proporcionar, o Conselho Federal de Contabilidade já instituiu um grupo que reúne diversos especialistas em contabilidade, executivos de clubes desportivos, auditores e representantes da CBF para revisão da norma NBC ITG 2003.

Fonte:
Da Silva Jr, Idésio Coelho – Jornal O Dia, em 26/11/2019.
Leite, Otávio e Sávio, Domingo – Projeto de Lei (PL 5082/2016) – Câmara dos Deputados.

 

Nelson Nascimento PB* Nelson Rogério do Nascimento é Contador, Auditor e Consultor, sócio de Alonso, Barretto & Cia. – Auditores Independentes, com vasta experiência em trabalhos na área.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s