As empresas de auditoria e de contabilidade em todo o país estão assoberbadas na época de fechamento de auditoria e de prestação de contas dos impostos, mas agora elas também estão em uma crise que ninguém poderia prever: a pandemia de coronavírus.
Felizmente, em 2020, muitos clientes empresariais estão acostumados a lidar com reuniões e transmitir documentos remotamente.
À medida que o mês avança, a exemplo da China e da Itália, o mesmo ocorre com a doença, e especialmente nas áreas mais afetadas pelo COVID-19, os grandes centros populacionais no Brasil, as empresas começam a perceber a necessidade de limitar o contato pessoal.
A Alonso Barretto & Cia. esclarece:
“Reunimos nossa equipe e estamos trabalhando com nossos profissionais em gestão de crises e prática de continuidade de negócios, para monitorar a emergência de saúde pública COVID-19 e implementar medidas que ajudam a garantir a segurança de nossos funcionários e a continuidade de negócios de nossos clientes. Essas ações incluem o uso de várias tecnologias e outras ferramentas colaborativas, pois continuamos comprometidos em fornecer o serviço que o nosso cliente está acostumado a receber.
Se alguém da Alonso Barretto & Cia. estiver programado para trabalhar com você ou sua organização de uma maneira que exija tempo presencial, entraremos em contato para discutir opções para salvaguardar tanto à saúde de sua equipe quanto a nossa.
Estamos seguindo as diretrizes de organizações de saúde pública como a Organização Mundial de Saúde e os Centros de Controle de Doenças locais.
A tecnologia de dados em nuvem que usamos está certificada para proteger dados genéricos e facilitar a conformidade com regulamentações de privacidade/proteção de dados aplicáveis.
Em destaque, o treinamento para execução dos trabalhos de forma remota está concluído, restando apenas a adaptação de home office para nossa equipe, que, nesta ocasião, está eliminando eventuais contratempos que possam impedir a produtividade desejada.”
A tecnologia desempenha um papel importante na preparação para essa necessidade e todos devem repensar urgentemente como se proteger e proteger seus parceiros de negócios para uma transição suave por essa crise desencadeada pela pandemia e cujo final ainda não conhecemos.

*Angela Zechinelli Alonso é Contadora, pós-graduada em Auditoria e Controladoria, sócia em firma de Auditoria Independente de pequeno porte e voluntária em projetos de entidades contábeis, voltados ao desenvolvimento profissional e à qualidade da profissão contábil.