* Natália Fontenele
Empresas de contabilidade com sede nos Estados Unidos, afirmam que os serviços de contabilidade para serem desenvolvidos precisam de “clientes certos”, que são aqueles que desejam crescer, aprender e perceber os benefícios de se terceirizar suas necessidades de contabilidade.
Acredita-se que o futuro dos serviços de contabilidade não está em softwares, mas sim na qualidade do serviço. Com isso, o que ditará os serviços será o valor que os contadores agregam ao cliente. Sem a assistência consultiva dos profissionais da Contabilidade o serviço se torna insatisfatório.
Os serviços de contabilidade são definidos pelo que o cliente precisa. Assim, cabe à empresa adequar os serviços de acordo com necessidades dos clientes; muitos exigem apenas contas a pagar e contabilidade simples, mas outros precisam de gerenciamento e relatórios contábeis completos.
Além disso, ressalta-se a importância que os profissionais têm em criar um conjunto de informações que sejam legíveis aos clientes, pois temos que apresentar as demonstrações financeiras de modo que os clientes consigam entender. Com isso, cabe aos profissionais da área adaptar as informações de acordo com cada cliente.
Com isso, o desafio para os profissionais da contabilidade é projetar uma abordagem com base nas necessidades e realizar o serviço da maneira mais econômica.
Conte conosco para ajudar sua empresa a crescer.
* Natália Fontenele é Contadora, iniciando o Mestrado na área e faz parte da nova geração da Equipe Técnica da Alonso, Barretto & Cia. – Auditores Independentes.